Segunda-feira, 31 de Outubro de 2005

A tomada de posse

Excerto da minha intervenção depois de eleitos os vogais para o Executivo da Junta de Freguesia e os membros da Mesa da Assembleia de Freguesia.

"Lamentavelmente o início deste mandato é manchado por mais um atropelo a uma das mais básicas regras da democracia, o respeito pelo voto popular. Como 2ª força mais votada nem sequer fomos sondados para integrar o executivo, fomos completamente ignorados. Sinto-me particularmente à vontade para falar nesta questão, pois se o Sr. Barbosa se recordar, há 12 anos, quando ele foi eleito pela 1ª vez, soube do meu empenhamento, pessoal, infelizmente infrutífero, para evitar o seu isolamento no seio do executivo. Pessoalmente penso que merecia no mínimo, uma satisfação, uma palavra….Nada que me espante, conhecendo o modus operandis de algumas pessoas que irão integrar o executivo. No final do mandato houve um episódio que é sintomático da autocracia reinante, a saber: após a elaboração da constituição das mesas das assembleias de voto, por quem legalmente estava mandatado para o fazer, o Sr. Presidente, a seu belo prazer, fez as alterações que quis, sem dar qualquer satisfação às forças políticas mandatadas para tal. Quanto mais não seja é eticamente reprovável tal procedimento, para não falar no que depois fez constar, dizendo que o responsável pela saída de algumas pessoas das mesas de voto teria sido minha, omitindo deliberadamente que o Bloco de Esquerda, como nova força politica, indicou, se a memória não me falha, 6 novos nomes e também omitiu a presença nas mesas de voto de vários familiares de membros do executivo. Estranha forma de ser isento e de se fazer politica. – Estou certo que com o decorrer do tempo a população da Vera Cruz se vai aperceber de muitas coisas….

Face ao vazio de ideias apresentado no manifesto eleitoral da força vencedora, somos da opinião que uma Junta de Freguesia não se deve limitar a andar a reboque de decisões camarárias e a passar a vida a exigir, uma Junta de Freguesia como a nossa deve tomar a iniciativa, deve executar, a menos que não tenham coragem nem poder de decisão...porque nem para tudo são precisos milhares de euros… Para muitas coisas basta imaginação, boa vontade e empenho. Temos exemplos concretos de Juntas de Freguesia com muito menos recursos económicos e com dinâmicas muito mais avançadas… o desafio é lançado…
Poderão contar com uma oposição coesa, interventora, honesta e acima de tudo opinativa para que a gestão da nossa freguesia saia do marasmo em que se encontra nestes últimos 12 anos.

As nossas ideias não são patenteadas, por isso, será com muito agrado da nossa parte ver algumas delas incluídas nos próximos planos de actividades, pois estamos certos que será um valioso contributo para a melhoria de vida da população da freguesia.

Estaremos atentos e não permitiremos atropelos às regras democráticas, vamos combater as medidas avulsas que tem sido apanágio dos anteriores executivos. Vamos trabalhar no sentido de melhorar toda uma orgânica e contribuir definitivamente para uma real transparência dos actos deste órgão autárquico."

Aveiro, 27 de Outubro de 2005
publicado por artur.lobo às 12:03
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Antnio Matos a 31 de Outubro de 2005 às 15:34
Caro Paulo, é um privilégio ser o primeiro a participar neste blog. É mais uma prova do que te disse, que podes contar sempre comigo, que a Vera Cruz pode contar sempre comigo. Não pude estar na tomada de posse e o que relatas, foi o espelho do acontecido à 4 anos e à 8. De facto, não é bonito e na altura também fiquei bastante agastado com a situação. E já estou como o outro: "Não havia necessidade"!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. horario laboral de 60 hor...

. Rescaldo das Autárquicas ...

. A ÚLTIMA ASSEMBLEIA DE FR...

. O Regresso

. A reunião da Assembleia d...

. VANDALISMO E INSEGURANÇA

. Tarde e (ao que parece) m...

. De volta...

. Plano de Actividades e Or...

. a propósito dos símbolos ...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Maio 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds