Terça-feira, 7 de Março de 2006

VANDALISMO E INSEGURANÇA

Infelizmente este começa a ser um tema recorrente nas páginas de jornais, conversas de café e em círculos de amigos.
A nossa cidade, por vezes, é assolada por esse fenómeno. São automóveis danificados, mobiliário urbano destruído, lixo espalhado, pequenos furtos, etc…
Li no Diário Regional de Aveiro que um grupo de cidadãos está a fazer um abaixo-assinado para entregar às entidades competentes, de forma a resolver este problema. Nesse mesmo artigo o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Vera Cruz afirma que foi pedido o reforço do policiamento e que “a PSP, dentro das suas possibilidades, faz o melhor que pode”.
Face a esta problemática não seria de estudar seriamente a colocação de mais iluminação, tal como é solicitado pelos cidadãos, e um sistema de vídeo-vigilância nessas zonas mais sensíveis? Logo à partida seria uma forma de dissuadir a prática da prostituição e o vandalismo. Há também a hipótese dos moradores e comerciantes, juntamente com a Junta de Freguesia da Vera Cruz, contratar guardas-nocturnos para essas zonas. Com um pequeno contributo de todos seguramente haveria uma grande melhoria na segurança.
Acredito vivamente nessas duas hipóteses como forma de combater o flagelo. Em pleno século XXI e com o fácil acesso às novas tecnologias, devemos usá-las para os fins que necessitamos, sem nunca esquecer os direitos e liberdades individuais. Não podemos estar sempre a reclamar a falta de policiamento. Só mesmo com um polícia em cada esquina é que se resolveria a questão.
Como cidadãos conscientes e activos devemos sempre estudar alternativas dignas e legais para a resolução dos problemas. Apoiarei com certeza o abaixo-assinado mas também estou a disposto a opinar sobre as possíveis soluções, uma das quais passa pela vídeo-vigilância. Em grandes cidades como Londres é usado esse sistema e nem por isso é posta em causa a liberdade e privacidade dos cidadãos. E, já agora, alguém deixa de visitar as grandes superfícies, o Fórum Aveiro e outras, pelo facto destas terem vídeo vigilância?
publicado por artur.lobo às 16:53
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De artur lobo a 9 de Março de 2006 às 16:24
AFINAL JÁ PODEM COMENTAR...

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. horario laboral de 60 hor...

. Rescaldo das Autárquicas ...

. A ÚLTIMA ASSEMBLEIA DE FR...

. O Regresso

. A reunião da Assembleia d...

. VANDALISMO E INSEGURANÇA

. Tarde e (ao que parece) m...

. De volta...

. Plano de Actividades e Or...

. a propósito dos símbolos ...

.arquivos

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Maio 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds